Com instabilidade do cenário econômico nacional, a terceirização de frotas segue em alta.

Passados os primeiros meses de 2016, as previsões feitas para 2015 ainda se mantêm: esse é o momento da locação de equipamentos de movimentação. Com toda a instabilidade que cerca o mercado econômico nacional, locar empilhadeiras vem se mostrando a melhor opção para as empresas que buscam otimizar a lucratividade de suas operações.

“2015 foi um grande ano para a nossa empresa, justamente porque muitas organizações perceberam que optando pela locação de equipamentos de movimentação deixariam de se preocupar com a gestão da frota deixando nas mãos de especialistas, e também poderiam redirecionar recursos antes previstos para este ativo para outras áreas da empresa, como por exemplo, expansão das linhas de produção”, explica Marcio Hoffmann, gerente da Dinamik.

Em meio a tempos de grande preocupação com o rumo dos negócios no país, o que as empresas menos querem é se preocupar com questões refente a frotas, por isso, a Dinamik oferece total tranquilidade aos seus clientes. Isso começa já na consultoria, onde os especialistas analisam as operações para identificar o tipo de equipamento e a quantidade.

“Além disso, damos ao cliente a opção de locação com ou sem operador, desenvolvemos todo o projeto personalizado de acordo com o seu negócio e oferecemos manutenção permanente para nossos equipamentos e também do cliente, caso possua”, diz o gerente.

Para 2016, segundo Marcio, a terceirização deve ser ainda mais intensa. “Até empresas que possuem equipamentos estão optando pelo rental ao invés de renovar a frota, em função, principalmente, da escassez do crédito e da flexibilidade de transformar custo fixo em variável, facilitando o ajuste nas variações do mercado . Os que já optaram pela locação estão estendendo seus contratos, assim, conseguem em alguns casos até mesmo renegociar tarifas com o parceiro”.

Novas possibilidades de negócio também estão surgindo. “Clientes que possuem máquinas estão solicitando locação de acessórios, o que não era comum. Geralmente nós locávamos os equipamentos de movimentação e o cliente comprava rampas de acesso e garfos prolongadores, por exemplo. Hoje esses são itens com grande procura”, diz ele.

Outro grande diferencial da Dinamik é oferecer aos seus clientes total controle dos equipamentos locados, por meio da telemetria. “Trata-se de um sistema composto de hardware e software, que trabalha de forma integrada, mostrando em tempo real tudo o que acontece com a empilhadeira”, explica Marcio. Por meio de um login e senha o cliente consegue controlar  informações como: disponibilidade, histórico de manutenções, sensor de temperatura e choque, tempo de utilização, além de diversos outros relatórios personalizados. Assim, não há risco de perdas financeiras decorrentes de máquinas paradas.

De modo geral, as empresas não estão apenas se detendo ao fator de economia, mas há também uma preocupação com a qualidade do local de trabalho e meio ambiente. “A locação de equipamentos elétricos está em alta. Eles, em geral, substituem os equipamentos a combustão, com rendimento igual e/ou superior, contudo, com índices de ruídos e emissão de poluentes excelentes”, finaliza Marcio.